Opala SS, um muscle brasileiro
Primeira leva tinha motor 4100 de seis cilindros e 140 cv
Eis que o mercado jovem crescia e outras marcas estavam lançando produtos de olho nestes motoristas. A Chrysler dispunha do Dodge Dart e Charger RT e a Ford do Maverick. Era constante a pergunta sobre uma resposta GM. Então, em 1971, veio o Opala SS. O trio de muscles brasileiros estava completo.
O formato de “garrafa de coca-cola” é uma característica em toda linha, variando questões de acabamento e mecânica.
O modelo quatro portas não era bem aceito, tornando raro um exemplar como este.
A comunicação para chegar até os consumidores era na base da esportividade. “As regras de trânsito não eram tão rígidas, embora o limite de velocidade tenha nascido na mesma época” conta o parceiro Antigo Motors. Portanto podia-se vender desempenho e velocidade sem receios. “Naquela época só se andava chinelando” recorda-se. Embora ainda hoje se venda desempenho nos anúncios de autos, é algo mais brando e por vezes apenas sugerido, como “agilidade no trânsito”.
A sigla SS – Alguns dizem que se o carro fosse para atender o consumidor norte-americano, a explicação seria “separated seats”. Porém, “para o público brasileiro “super sport” traduz melhor o que se esperava de um carro naquela época” diz o especialista. Isso porque o Opala SS oferece individualidade ao motorista, acento separado, influindo de forma subjetiva no poder centralizado sobre guiar o carro.
A continuidade - A partir de 1972 o teto do modelo apresenta uma caída acentuada para trás, seguindo o apetite pela esportividade. Em 1976, novidades no motor que passa para 250-S, cuja potência saltou para 171 cavalos brutos e o modelo se tornou o mais rápido do país de acordo com teste de importante revista da época. Nesse período, em plena crise do petróleo, foi lançado opção de quatro cilindros, SS-4, mantendo apenas na aparência a musculosa ânsia pela velocidade. Após quase 10 anos de história, em 1980, a linha SS se despede do público.
colecionadores de carros antigos me da um opala ss 1974 6 cilindros por favor sou o rubens barbosa da silva de sao bernardo do campo moro perto da anchieta ao lado da fabrica wolkvagem sou fa de voces meu email é rubens barbosa silva 23 @ gmail.com entre encontato com seu fa por favor voces tem muitos carro da hora se vc me der um opala nao vai fazer falta pra voces por voces sao os homens mais ricos do mundo me siga no fecebook so vces colecionadores de carro eu ainda nao coloquei minha foto no facebook
ResponderExcluir